'Me guardo tu recuerdo como el mejor secreto. Que dulce fué tenerte dentro'

terça-feira, 10 de abril de 2012
A artista: 

Valência foi a cidade onde ela nasceu, e Estremadura foi a cidade onde ela cresceu, talvez o nome desta região espanhola é a que melhor define a personalidade do 'bebê bolota' (extrema e difícil). Maria Nieves Rebolledo Vilam, tornou-se conhecida pelo apelido de Bebe, e com apenas uma música colocou o mundo hispânico a seus pés em 2004. Uma defensora dos mais vulneráveis num mundo difícil, graças a clareza com que ela cria sua música. As letras são baseadas na experiência pessoal da cantora. Que tem ainda um talentoso grupo de músicos e amigos, além de uma voz inconfundível.


O álbum

A primeira vez que ouvi  Pa’ fuera telarañas , além de ser um disco puramente feminino, fiquei cativada pela qualidade, tanto musical quanto lirica que encontrei nestas canções, além de ser um sucesso comercial, pa’ fuera telarañas é um álbum de valor excepcional e autêntico do começo ao fim.

O convite para viajar a primeira música, com letras que falam do seu cão dormindo em seus pés cuidando de sua casa, isso soa tão familiar e natural, que faz você pensar que o canto é uma pessoa comum, e de fato ela é.  Men enseñara  fala da fragilidade, é tão sincera e 'dançante' que você se esquece que pode estar passando o tema da canção momento. Quando você já tiver montado na viagem não vai parar até a última música. 

Ella se move para os lados das músicas que classificam Bebe de feminista, e em si a letra fala sobre isso de ser mulher e se sentir corajosa por ser assim, e sim recomendo para muitas mulheres que conheço, para ver se as desperta do sono da auto-piedade.

Con mis manos, toca no assunto da sexualidade de forma tímida, parece que ela está falando sobre masturbação. A próxima música explora a fragilidade de qualquer ser cantada sutilmente,  Siempre me quedara  é um bom pedaço de poesia e música acústica. Em Malo, Bebe expulsa o que muitas mulheres vítimas de abuso sentem e não se atrevem a dizer. Que valente! Pois, embora ela não ter passado por isso, sabe o que quer dizer e beliscou em um problema que não é gênero, mas as calças.

Logo nos refrescamos com um 'Ska', este é um ponto chave da música de Bebe, música moderna sem se propor a sê-lo, tão contemporânea e crítica do que acontece no mundo. Ska de la tierra é uma crítica da febre interminável do planeta, de como o destruímos e como nos destruímos com ele, e que assim não há feminismo nem machismo que prevaleça. A reclamação soa como um sucesso, mas não é em si, lembra-nos um pouco de Gimme the power de Molotov , musicalmente falando, mas na voz meio flamenca, meio roqueira de Bebe.

Quando você ouve  revolvió , seja mulher ou não você é transportado para uma cozinha onde você mistura a essência do amor.  Como los olivos  fala abertamente de sexo, as diferenças entre o Sul e o Norte, que são misturadas em uma dança conhecida de todos nos acordes de um saxofone diabólico.

Cuidándote  é um colar de melancolia. A música para a mãe, talvez, para a mulher que era, e deixá-lo sozinho por qualquer pássaro que veio e se foi porque ele é o ar. Cantada em voz baixa, quase em lágrimas à beira da tristeza bem como melancolia. E então, novamente as notas alegres que falam sobre sexo em  7 horas (não se preocupe, não é um disco pornográfico), é que poucos cantores exploram este lado da feminilidade que tanto defende como faz Bebe. Sem meias palavras, tanto que da sua boca vem a palavra  “cogerte”.   Tu silencio é simplesmente mágica, cantada à beira do vazio de tristeza, e trazida à vida pelas correntes marítimas uma e outra vez.

A última música é cantada a capela, incluída na trilha sonora do filme 'as vozes inocentes', Razones, é um pequeno pedaço de poesia como muitas das canções do álbum que descobre uma mulher espancada pelos caprichos da vida, do sexo masculino ou feminino poderia ser qualquer um de nós.

As duas músicas incluídas na edição especial são igualmente boas.  Corre te convida a correr deixando para trás as cartas que você acredita ter na manga.  Que nadie me levante la voz  me lembra o flamenco de Malo. Ao lado dos delinquentes, Bebe canta "ya era hora, ahora me toca a mí" defendendo a sua independência, é, literalmente, a música de uma mulher corajosa, uma mãe, uma amante, uma puta, uma irmã, de todas as maneiras em que a mulher se mostra para a sociedade.

Site oficial: Bebe



Para baixar clique aqui
Retirado de: Ellamaril10

0 comentários: